Quilling

Conheça um pouco da história!

O que é o Quilling?

Quilling é a arte de fazer desenhos com tiras de papéis! É também conhecido como filigrama e vem do termo em inglês to quill que corresponde a enrolar tiras de papel.

Apesar de não existirem registros de seu início, muitos acreditam que essa arte tenha começado logo após a invenção do papel em 105 d.C. na China. Outras fontes afirmam de que o Quilling foi praticado no Antigo Egito e há alguns indícios de que a técnica era realizada na Europa durante a Idade Média, pois existem diversas peças, vasos, joias e pilastras decoradas com fios de prata e ouro, com um aspecto bem similar ao que hoje conhecemos como Quilling. Acredita-se que, com a crescente escassez dos fios de metal ao longo do tempo, o Quilling passou a ser feito com papel.

Durante o Renascimento, as freiras e monges franceses e italianos aprimoraram a técnica. Eles cortavam as beiradas douradas dos livros religiosos e usavam as tirinhas para ornamentar orações, santos, livros e outros objetos religiosos. Alguns desses trabalhos estão preservados até hoje na França. A capela Sistina, no Vaticano, por exemplo, tem painéis com Quilling, sabia?

No século XVII, na Inglaterra, o Quilling passou a ser usado para decorar latas, caixinhas, berços e até mesmo as paredes das casas com brasões de família.

 

Embora essa técnica seja muito antiga, ela não é muito conhecida (ainda mais aqui no Brasil!), mas aos pouquinhos tem se difundido pelo mundo. Para mim, o Quilling é uma maneira de deixar imaginação tomar forma sobre um papel com outros papéis! ❤️